top of page

Depoimento - Maria Luiza de Souza Munhoz

Atualizado: 12 de fev. de 2019


Ano passado, me mudei para Bauru para cursar Jornalismo na UNESP. A insegurança e o medo do que estava por vir tomavam conta de mim. Mas dia após dia esses sentimentos deram lugar à felicidade e à certeza de estar no lugar certo.

A UNESP tem vários problemas. Está sucateada, não recebe verbas suficientes para atingir todo seu potencial, muitas aulas são ministradas por professores bolsistas pois a universidade não realiza concursos para preencher as vagas, inúmeros projetos de extensão são cancelados por corte orçamentário, funcionários não recebem o pagamento em dia. No entanto, a paixão pela educação é uma constante aqui: professores que dão aulas a mais para que a sala aprenda todo o conteúdo da matéria, madrugadas fazendo trabalhos nas últimas semanas do semestre, alunos que viram professores nos cursinhos comunitários para ajudar outros jovens a entrarem na universidade pública, projetos de iniciação científica… Minha busca pelo conhecimento começou na Espaço Livre, onde sempre fui incentivada a ir além, e continuou na vida universitária. A escola me preparou para o vestibular e para a vida, e me deu todo o apoio nos 16 anos que estudei lá. Por isso, apesar dos problemas da UNESP, não me vejo em nenhuma outra universidade.

Hoje, minha vida está completamente diferente de um ano atrás. Nesses 365 dias conheci pessoas incríveis, fiz amizades pra vida toda, aprendi muito com professores excepcionais, entendi melhor nossa sociedade, saí da minha bolha e comecei a ver o mundo com outra perspectiva. Foi um ano de aprendizados e crescimento, e sou eternamente grata por todas as experiências e pessoas que encontrei em 2018.

Obrigada, Espaço Livre, por ter me ajudado a chegar até aqui!

Maria Luiza de Souza Munhoz

UNIVERSITY OF EVANSVILLE - Jornalism

UFRJ - Comunicação Social - Jornalismo

UNESP - Jornalismo

245 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page