A ELIVRE, comprometida em tornar a educação mais acessível, envolvente e eficaz em tempos desafiadores como estes, trabalha a cada dia na busca de formações, ferramentas e estratégias de aprendizagem a distância.


Num momento de futuro incerto, tivemos a certeza que o aprendizado pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento.


Selecionamos algumas atividades, classificadas pelos alunos como atividades topzeira, desenvolvidas ao longo deste período remoto em que nossos alunos seguiram como protagonistas durante todo o percurso.

Boa leitura!

ATIVIDADES .TOPZERA .DO .EFI

COLETÂNEA DE BOAS PRÁTICAS DURANTE O ENSINO REMOTO 

MORADIA. DE. TODO. TIPO

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

1. Roda de conversa para falarem de suas curiosidades e conhecimentos prévios.

2. Cada aluno escolheu seu tipo de moradia e o material que gostariam de usar.

3. As maquetes foram apresentadas para os amigos através do Power Point.

4. Cada criança falou sobre sua construção e a parte que mais gostou deste trabalho.

5. As maquetes foram compartilhadas com as famílias no Google Classroom.

OBJETIVOS

  • Reconhecer a importância da moradia e identificar as suas diferenças, de acordo com a cultura de cada povo. 

  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em família.

  • Trabalhar a linguagem oral e escrita, e o trabalho em equipe.

  • Desenvolver a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação.

  • Trabalhar a linguagem oral e escrita.

  • Desenvolver raciocínio lógico e coordenação motora.

  • Identificar formas geométricas através do material usado.

  • Conscientizar quanto aos problemas habitacionais e a importância da moradia para a vida humana.

A

UNIDADE BEBEDOURO

TIPO DE ATIVIDADE

Confecção de Maquete

DISCIPLINA

Atividade Interdisciplinar

PROFESSORA

Cláudia Andrade

RECURSOS E FERRAMENTAS: 

Leitura

Vídeos sobre confecção de maquete.

Material Anglo, Caderno 3

de História e Geografia.

Material Reciclável.

Power Point.

Google Drive

LER.É.UMA.

AVENTURA

UNIDADE MONTE AZUL

A

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

A leitura é uma forma de processamento da linguagem. Pensando nisso, no 2ºsemestre foi preparado aos alunos um “caderno de leitura” personalizado para cada aluno de acordo com sua habilidade/fluência e interesses.

Toda semana as famílias enviavam o vídeo da criança lendo e garantindo o  acompanhamento do processo de aprendizagem.

Nas devolutivas foi possível perceber que as crianças participaram dessa atividade com interesse, de forma prazerosa, visto que estavam se desenvolvendo.

Agradecemos aos pais pela participação, dedicação e empenho, pois juntos conseguimos excelentes resultados.

 

OBJETIVOS

  • Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno.

  • Promover o desenvolvimento do vocabulário;

  • Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura, buscando efetivar enquanto processo de leitura e escrita.

  • Estimular o desejo de novas leituras.

TIPO DE ATIVIDADE

Leitura

DISCIPLINA

Atividade Interdisciplinar

PROFESSOR

Priscila Centeno

RECURSOS E FERRAMENTAS: 

Notebook/Computador/Celular

Google Meet

ROLETA. MALUCA

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

1. Criei uma roleta maluca no aplicativo wheelofnames.com com vários exercícios físicos que os alunos estão acostumados a fazer nas aulas, tanto remota quanto presencial.

2. No dia da aula, expliquei aos alunos que eles seriam o professor da vez, cada hora seria um aluno que iria ministrar os exercícios.

3. Comecei a aula e fizemos o nosso aquecimento normalmente, começamos a atividade, onde foram sorteados todos os alunos e fizeram as atividades de acordo com o combinado.

4. Terminei a aula com muita alegria e satisfação, pois todas as crianças fizeram seus exercícios e ministraram-nos para os colegas com muita precisão e ficaram muito contentes, pois queriam ser sorteados novamente para ser o professor da vez.

5. A aula estão registrada no google sala de aula

 

OBJETIVOS

Fazer com que as crianças através dos exercícios físicos, possam se desenvolver cada vez mais, assim evitando o sedentarismo que neste tempo de quarentena pode nos deixar mais ociosos em casa.

A

A

B

UNIDADE BEBEDOURO

TIPO DE ATIVIDADE

Movimento

DISCIPLINA

Educação Física

PROFESSOR

Júlio César Fernandes

RECURSOS E FERRAMENTAS: 

Notebook/Computador/Celular

Google Meet

Aplicativo wheelofnames.com

POEMA. DE. CORDEL. 

A.BICHARADA

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

1. Compreender o poema de cordel, seus efeitos, sentido a sua forma de produção, versos e estrofes. 

2. Refletir e trocar ideias sobre o tema, lista de animais preferidos pela turma e enviados no chat do Google Meet em aula. Escutando sempre com atenção falas do professor e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e esclarecendo dúvidas sempre que necessário.

3. Cada aluno ficou responsável por um verso para a produção do cordel, com o animal escolhido e uma rima para o mesmo, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

4. Coletivamente, os alunos ajudaram a criar o poema, e o professor fez o registro onde todos podiam ver o cordel sendo escrito. Conferindo as rimas e sentido nos versos.

5. Depois do cordel pronto, a leitura foi feita junto com o professor para ver se tudo estava correto e se havia algo a ser melhorado, corrigido ou complementado. O cordel foi transformado em um livro no site Book Creator e está disponível para a leitura e impressão dos alunos.

OBJETIVOS

 

Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e ajuda do professor. Apreciar poemas e outros textos diversificados, observando rimas, sonoridades e reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e a dimensão de encantamento.

A

UNIDADE BEBEDOURO

TIPO DE ATIVIDADE

Produção de texto coletivo

DISCIPLINA

Atividade Interdisciplinar

PROFESSOR

Gisele Benfato

RECURSOS E FERRAMENTAS: 

Notebook/Computador/Celular

Google Meet

Google buscador

Google documentos

PREVENÇÃO. DE. 

ACIDENTES.DOMÉSTICOS

2º B

UNIDADE BEBEDOURO

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

1. Roda de conversa sobre relatos de acidentes domésticos.

2. Tarefa de casa: sugestões de vídeos sobre como prevenir acidentes domésticos.

3. Confecção dos cartazes com dicas de prevenção elaboradas ao material colhido.

4. Apresentação dos trabalhos no Power Point.

5. O trabalho foi compartilhado com as famílias no Google Classroom.

TIPO DE ATIVIDADE: Apresentação Oral

DISCIPLINA: Atividade Interdisciplinar

OBJETIVOS

  • Reconhecer os principais acidentes domésticos.

  • Identificar alguns itens que podem causar os acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos, etc.).

  • Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes doméstico principalmente nesse momento de pandemia por estarmos mais em casa.

TIPO DE ATIVIDADE

Apresentação Oral

DISCIPLINA

Atividade Interdisciplinar

PROFESSOR

Cláudia Andrade

RECURSOS E FERRAMENTAS: 

Vídeos de prevenção.

Leitura de informações apresentadas em aula.

Produção de cartazes.

Material Anglo, Caderno 2 de Ciências

Apresentação dos trabalhos em Power Point.

Google Meet

FOOD. IS.OUR.FUEL

A

2º B

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

1. Reprodução da música  “do you like?” ´para a introdução ao tema e exibição de imagens (flash-cards).

2. Os alunos conheceram as palavras “healthy” (saudável), “unhealthy” (não saudável), “breakfast” (café da manhã), “lunch” (almoço), “snack” (lanchinho), “dinner” (jantar)  e seus significados. 

3. Para tratarmos da importancia de uma alimentação saudável, trabalhamos em seguida com as frutas, a aprendizagem do vocabulário e o reconhecimento através das imagens. 

4. Em seguida, os alunos combinaram as imagens e palavras através de “games” conforme as palavras aprendidas nos passos anteriores.

5. Dando sequencia ao aprendizado do passo 3 juntamente com a professora elaboraram no “jamboard” o vocabulário de comidas saúdaveis e não saudaveis, num total de 18 palavras para a realização de um bingo.  E em suas apostilas produziram a cartela, escolhendo nove dessas palavras em inglês. O bingo foi sorteado através da roleta e cada aluno reproduzia a palavra que havia sido sorteada. 

OBJETIVOS

Aprender, reconhecer e combinar o vocabulário.

UNIDADE BEBEDOURO

TIPO DE ATIVIDADE

Games

DISCIPLINA

Língua Inglesa

PROFESSOR

Fernanda Campoi Alvarez

RECURSOS E FERRAMENTAS:

Google Meet

Wordwall e Jamboard

Wheelofnames

Apresentação do Google.

POEMAS.VISUAIS

2º A

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Durante o trabalho realizamos diversas leituras de observação dos poemas, pois oferece um modelo expressivo de leitura. Para que esse resultado seja obtido, é necessário preparar a leitura para que ela tenha fluência e expressividade, de acordo com o gênero lido e observar com atenção a melodia e a sonoridade das palavras. Enfatizamos a apreciação dos poemas visuais e concretos, pela observação dos efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

Possibilitei aos alunos um momento para que entrassem em contato com diversos poemas visuais e trocassem suas impressões com os colegas. Esses momentos favorecem a construção e a multiplicação de sentidos, possibilitando ricas e diversas percepções e eles amaram esse tipo de poema!

Após as trocas de ideias expliquei como seria a proposta de produção textual que iríamos realizar. Eles estavam empolgados em produzir um poema visual. Conversei com os alunos sobre o que se pode registrar no desenho, respeitando seu formato e adotando uma temática que se relacione com ele. Em seguida elencamos algumas palavras que poderiam ser usadas na produção. Cada o aluno teve livre escolha pela palavra que gostaria de  usar em  seu poema, apenas orientei para que fosse mantido a coerência entre o verbal e o visual para que o poema visual produzisse efeitos de sentido.

“Vale lembrar que o poema deve ter a intenção de emocionar, sensibilizar, estimular a imaginação, entreter e fazer arte. O poema também pode ter jogo de palavras, versos/estrofes, ritmo e sonoridade.”

Depois de definido o tema e indicadas algumas das possíveis palavras para o poema, orientei que fosse feito um rascunho do poema visual no caderno.

Depois do texto pronto, sugeri que o rascunho fosse registrado em papel sulfite, na seção “Em casa” do Caderno Anglo.

OBJETIVOS

  • Apreciar poemas visuais e concretos - Estética/Estilo;

  • Reconhecer formas de composição de textos poéticos;

  • Observar a composição de textos poéticos visuais;

  • Formar um leitor literário com certa autonomia;

  • Desenvolver o gosto pela leitura;

  • Criar estratégia de leitura localizando informações explícitas em textos.

  • Desenvolver uma escuta atenta;

  • Saber se expressar com clareza, boa articulação e ritmo;

  • Desenvolver uma escrita compartilhada com os amigos;

  • Revisar textos

UNIDADE MONTE AZUL

TIPO DE ATIVIDADE

Leitura e Produção de texto

DISCIPLINA

Atividade Interdisciplinar

PROFESSOR

Cláudia Claro

RECURSOS E FERRAMENTAS:

Google Meet

YouTube

Khan Academy