A ELIVRE, comprometida em tornar a educação mais acessível, envolvente e eficaz em tempos desafiadores como estes, trabalha a cada dia na busca de formações, ferramentas e estratégias de aprendizagem a distância.
Num momento de futuro incerto, tivemos a certeza que o aprendizado pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento.
Selecionamos algumas atividades, classificadas pelos alunos como atividades topzeira, desenvolvidas ao longo deste período remoto em que nossos alunos seguiram como protagonistas durante todo o percurso.
Boa leitura!
ATIVIDADES .TOPZERA .DO .EFI
COLETÂNEA DE BOAS PRÁTICAS DURANTE O ENSINO REMOTO
MORADIA. DE. TODO. TIPO
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1. Roda de conversa para falarem de suas curiosidades e conhecimentos prévios.
2. Cada aluno escolheu seu tipo de moradia e o material que gostariam de usar.
3. As maquetes foram apresentadas para os amigos através do Power Point.
4. Cada criança falou sobre sua construção e a parte que mais gostou deste trabalho.
5. As maquetes foram compartilhadas com as famílias no Google Classroom.
OBJETIVOS
-
Reconhecer a importância da moradia e identificar as suas diferenças, de acordo com a cultura de cada povo.
-
Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em família.
-
Trabalhar a linguagem oral e escrita, e o trabalho em equipe.
-
Desenvolver a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação.
-
Trabalhar a linguagem oral e escrita.
-
Desenvolver raciocínio lógico e coordenação motora.
-
Identificar formas geométricas através do material usado.
-
Conscientizar quanto aos problemas habitacionais e a importância da moradia para a vida humana.
1º A
UNIDADE BEBEDOURO
TIPO DE ATIVIDADE
Confecção de Maquete
DISCIPLINA
Atividade Interdisciplinar
PROFESSORA
Cláudia Andrade
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Leitura
Vídeos sobre confecção de maquete.
Material Anglo, Caderno 3
de História e Geografia.
Material Reciclável.
Power Point.
Google Drive
LER.É.UMA.
AVENTURA
UNIDADE MONTE AZUL
1º A
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
A leitura é uma forma de processamento da linguagem. Pensando nisso, no 2ºsemestre foi preparado aos alunos um “caderno de leitura” personalizado para cada aluno de acordo com sua habilidade/fluência e interesses.
Toda semana as famílias enviavam o vídeo da criança lendo e garantindo o acompanhamento do processo de aprendizagem.
Nas devolutivas foi possível perceber que as crianças participaram dessa atividade com interesse, de forma prazerosa, visto que estavam se desenvolvendo.
Agradecemos aos pais pela participação, dedicação e empenho, pois juntos conseguimos excelentes resultados.
OBJETIVOS
-
Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno.
-
Promover o desenvolvimento do vocabulário;
-
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura, buscando efetivar enquanto processo de leitura e escrita.
-
Estimular o desejo de novas leituras.
TIPO DE ATIVIDADE
Leitura
DISCIPLINA
Atividade Interdisciplinar
PROFESSOR
Priscila Centeno
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Notebook/Computador/Celular
Google Meet
ROLETA. MALUCA
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1. Criei uma roleta maluca no aplicativo wheelofnames.com com vários exercícios físicos que os alunos estão acostumados a fazer nas aulas, tanto remota quanto presencial.
2. No dia da aula, expliquei aos alunos que eles seriam o professor da vez, cada hora seria um aluno que iria ministrar os exercícios.
3. Comecei a aula e fizemos o nosso aquecimento normalmente, começamos a atividade, onde foram sorteados todos os alunos e fizeram as atividades de acordo com o combinado.
4. Terminei a aula com muita alegria e satisfação, pois todas as crianças fizeram seus exercícios e ministraram-nos para os colegas com muita precisão e ficaram muito contentes, pois queriam ser sorteados novamente para ser o professor da vez.
5. A aula estão registrada no google sala de aula
OBJETIVOS
Fazer com que as crianças através dos exercícios físicos, possam se desenvolver cada vez mais, assim evitando o sedentarismo que neste tempo de quarentena pode nos deixar mais ociosos em casa.
1º A
2º A
2º B
UNIDADE BEBEDOURO
TIPO DE ATIVIDADE
Movimento
DISCIPLINA
Educação Física
PROFESSOR
Júlio César Fernandes
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Notebook/Computador/Celular
Google Meet
Aplicativo wheelofnames.com
POEMA. DE. CORDEL.
A.BICHARADA
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1. Compreender o poema de cordel, seus efeitos, sentido a sua forma de produção, versos e estrofes.
2. Refletir e trocar ideias sobre o tema, lista de animais preferidos pela turma e enviados no chat do Google Meet em aula. Escutando sempre com atenção falas do professor e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e esclarecendo dúvidas sempre que necessário.
3. Cada aluno ficou responsável por um verso para a produção do cordel, com o animal escolhido e uma rima para o mesmo, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
4. Coletivamente, os alunos ajudaram a criar o poema, e o professor fez o registro onde todos podiam ver o cordel sendo escrito. Conferindo as rimas e sentido nos versos.
5. Depois do cordel pronto, a leitura foi feita junto com o professor para ver se tudo estava correto e se havia algo a ser melhorado, corrigido ou complementado. O cordel foi transformado em um livro no site Book Creator e está disponível para a leitura e impressão dos alunos.
OBJETIVOS
Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e ajuda do professor. Apreciar poemas e outros textos diversificados, observando rimas, sonoridades e reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e a dimensão de encantamento.
2º A
UNIDADE BEBEDOURO
TIPO DE ATIVIDADE
Produção de texto coletivo
DISCIPLINA
Atividade Interdisciplinar
PROFESSOR
Gisele Benfato
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Notebook/Computador/Celular
Google Meet
Google buscador
Google documentos
PREVENÇÃO. DE.
ACIDENTES.DOMÉSTICOS
2º B
UNIDADE BEBEDOURO
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1. Roda de conversa sobre relatos de acidentes domésticos.
2. Tarefa de casa: sugestões de vídeos sobre como prevenir acidentes domésticos.
3. Confecção dos cartazes com dicas de prevenção elaboradas ao material colhido.
4. Apresentação dos trabalhos no Power Point.
5. O trabalho foi compartilhado com as famílias no Google Classroom.
TIPO DE ATIVIDADE: Apresentação Oral
DISCIPLINA: Atividade Interdisciplinar
OBJETIVOS
-
Reconhecer os principais acidentes domésticos.
-
Identificar alguns itens que podem causar os acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos, etc.).
-
Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes doméstico principalmente nesse momento de pandemia por estarmos mais em casa.
TIPO DE ATIVIDADE
Apresentação Oral
DISCIPLINA
Atividade Interdisciplinar
PROFESSOR
Cláudia Andrade
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Vídeos de prevenção.
Leitura de informações apresentadas em aula.
Produção de cartazes.
Material Anglo, Caderno 2 de Ciências
Apresentação dos trabalhos em Power Point.
Google Meet
FOOD. IS.OUR.FUEL
2º A
2º B
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1. Reprodução da música “do you like?” ´para a introdução ao tema e exibição de imagens (flash-cards).
2. Os alunos conheceram as palavras “healthy” (saudável), “unhealthy” (não saudável), “breakfast” (café da manhã), “lunch” (almoço), “snack” (lanchinho), “dinner” (jantar) e seus significados.
3. Para tratarmos da importancia de uma alimentação saudável, trabalhamos em seguida com as frutas, a aprendizagem do vocabulário e o reconhecimento através das imagens.
4. Em seguida, os alunos combinaram as imagens e palavras através de “games” conforme as palavras aprendidas nos passos anteriores.
5. Dando sequencia ao aprendizado do passo 3 juntamente com a professora elaboraram no “jamboard” o vocabulário de comidas saúdaveis e não saudaveis, num total de 18 palavras para a realização de um bingo. E em suas apostilas produziram a cartela, escolhendo nove dessas palavras em inglês. O bingo foi sorteado através da roleta e cada aluno reproduzia a palavra que havia sido sorteada.
OBJETIVOS
Aprender, reconhecer e combinar o vocabulário.
UNIDADE BEBEDOURO
TIPO DE ATIVIDADE
Games
DISCIPLINA
Língua Inglesa
PROFESSOR
Fernanda Campoi Alvarez
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Google Meet
Wordwall e Jamboard
Wheelofnames
Apresentação do Google.
POEMAS.VISUAIS
2º A
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Durante o trabalho realizamos diversas leituras de observação dos poemas, pois oferece um modelo expressivo de leitura. Para que esse resultado seja obtido, é necessário preparar a leitura para que ela tenha fluência e expressividade, de acordo com o gênero lido e observar com atenção a melodia e a sonoridade das palavras. Enfatizamos a apreciação dos poemas visuais e concretos, pela observação dos efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
Possibilitei aos alunos um momento para que entrassem em contato com diversos poemas visuais e trocassem suas impressões com os colegas. Esses momentos favorecem a construção e a multiplicação de sentidos, possibilitando ricas e diversas percepções e eles amaram esse tipo de poema!
Após as trocas de ideias expliquei como seria a proposta de produção textual que iríamos realizar. Eles estavam empolgados em produzir um poema visual. Conversei com os alunos sobre o que se pode registrar no desenho, respeitando seu formato e adotando uma temática que se relacione com ele. Em seguida elencamos algumas palavras que poderiam ser usadas na produção. Cada o aluno teve livre escolha pela palavra que gostaria de usar em seu poema, apenas orientei para que fosse mantido a coerência entre o verbal e o visual para que o poema visual produzisse efeitos de sentido.
“Vale lembrar que o poema deve ter a intenção de emocionar, sensibilizar, estimular a imaginação, entreter e fazer arte. O poema também pode ter jogo de palavras, versos/estrofes, ritmo e sonoridade.”
Depois de definido o tema e indicadas algumas das possíveis palavras para o poema, orientei que fosse feito um rascunho do poema visual no caderno.
Depois do texto pronto, sugeri que o rascunho fosse registrado em papel sulfite, na seção “Em casa” do Caderno Anglo.
OBJETIVOS
-
Apreciar poemas visuais e concretos - Estética/Estilo;
-
Reconhecer formas de composição de textos poéticos;
-
Observar a composição de textos poéticos visuais;
-
Formar um leitor literário com certa autonomia;
-
Desenvolver o gosto pela leitura;
-
Criar estratégia de leitura localizando informações explícitas em textos.
-
Desenvolver uma escuta atenta;
-
Saber se expressar com clareza, boa articulação e ritmo;
-
Desenvolver uma escrita compartilhada com os amigos;
-
Revisar textos
UNIDADE MONTE AZUL
TIPO DE ATIVIDADE
Leitura e Produção de texto
DISCIPLINA
Atividade Interdisciplinar
PROFESSOR
Cláudia Claro
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Google Meet
YouTube
Khan Academy


DOÇÁRIO
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
O 5º ano de nossa Escola, compartilhou conosco um e-book, denominado “Medário”.
Após a leitura, ficamos encantados e decidimos fazer também um e-book, parecido com o deles.
Trocamos então, e-mails com o 5º ano, dizendo o quanto adoramos ler o “Medário” e contando sobre a vontade de construirmos um “Doçário”.
Recebemos o incentivo que faltava com a resposta deles, pedindo para lerem o nosso e-book também.
Começamos assim, um trabalho em equipe na confecção de nosso livro, soltando nossa criatividade.
O resultado vale a pena ser conferido.
OBJETIVOS
-
Organizar ideias
-
Estimular a criatividade
-
Trabalhar em grupo
3º A
UNIDADE BEBEDOURO
TIPO DE ATIVIDADE
Produção de texto (e-BOOK)
DISCIPLINA
Atividade Interdisciplinar
PROFESSOR
Cristiana Fregati
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Notebook/Computador/Celular
Google Meet
Leitura do Medário
(e-book do 5º ano)
E-book Creator
QUIZ.CURIOSIDADES DA.NATUREZA
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
O quiz oportuniza um momento de interatividade, atraindo a atenção e incentivando a participação do aluno. A atividade proposta abriu espaço para discussão e troca de experiências de um assunto que a turma tanto gosta.
-
Incentivo a ampliação do conhecimento sobre o assunto;
-
Disponibilização de uma ferramenta virtual e interativa;
-
Explicação sobre o uso da ferramenta;
-
Discussão e reflexão sobre as respostas obtidas.
OBJETIVOS
-
Disponibilizar um apoio didático interativo para a abordagem de diferentes temas relacionados ao conteúdo de Ciências;
-
Despertar o interesse do aluno pelo tema que está sendo estudado;
-
Checar conhecimentos preexistentes;
-
Fornecer mais informações sobre assuntos já trabalhados em sala de aula.
3º B
UNIDADE BEBEDOURO
TIPO DE ATIVIDADE
QUIZ
DISCIPLINA
Atividade Interdisciplinar
PROFESSOR
Mariluce Padovan
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Notebook/Computador/Celular
Google Meet
Kahoot
PIN do jogo: 01802251
DENGUE. AÇÃO.DE
CONSCIENTIZAÇÃO
3º A
UNIDADE MONTE AZUL
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Nesse ano devido a Pandemia, precisamos realizar algumas mudanças no trabalho feito com folhetos, mais especificamente com o da “Dengue.”
Utilizei as informações sobre o Aedes aegypti e a dengue já abordadas na matéria de Ciências. Recuperei-as oralmente com os alunos, registrando na lousa e orientei a turma a selecionar os dados mais importantes, incorporando-os ao texto do folheto.
Após todo um trabalho com vídeos, roda de conversas, produções em etapas da estrutura de um folheto, jogos, revisões, as crianças conseguiram produzir seu próprio folheto.
Todo trabalho foi monitorado através de fotos e envio de registros em caderno, folhas e vídeos gravado pelos pais para a professora.
Além da possibilidade de abordar temas transversais, como Saúde e Meio Ambiente, o tema deste Módulo ofereceu uma oportunidade concreta de diálogo interdisciplinar, desta vez com as aulas de Língua Portuguesa e Ciências.
Devido a Pandemia, não houve entrega dos folhetos no bairro, mas resolvemos elaborar um texto sobre o assunto e transformá-lo em vídeo, assim podendo levar essas informações através das mídias a toda população.
OBJETIVOS
-
Participar de interação em sala de aula, expondo opinião e escutando a dos colegas com respeito;
-
Perceber as características fundamentais do gênero textual “folheto informativo”;
-
Compreender o conteúdo de um folheto informativo através do contato com diversos exemplos;
-
Ampliar o domínio ortográfico;
-
Consolidar o uso de verbos no imperativo, por meio da retomada desse assunto;
-
Construir compreensão global do texto lido, relacionando ideias;
-
Inferir o sentido de palavras, observando o contexto;
-
Relacionar texto e ilustração;
-
Reconhecer a função social do folheto informativo;
TIPO DE ATIVIDADE
Produção de Vídeo informativo
DISCIPLINA
Atividade Interdisciplinar
PROFESSOR
Cláudia Claro
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Notebook/Computador/Celular
Google Meet
Câmera para gravação de vídeos
-
Identificar o agente transmissor e causador da dengue;
-
Reconhecer os principais criadouros do Aedes aegypti no ambiente doméstico;
-
Saber como ocorre a transmissão da dengue para o ser humano;
-
Conhecer as principais medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti;
-
Auxiliar os alunos a fixar os conteúdos referentes à dengue;
-
Proporcionar uma revisão dos conceitos trabalhados em aula;
-
Estimular o trabalho em equipe;
-
Produzir um vídeo informativo para conscientização da comunidade.
RESOLVER.E.ELABORARPROBLEMAS
4º A
4º B
UNIDADE BEBEDOURO
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1. Explicar a proposta da atividade: elaborar um problema com a ideia da subtração e outro com a ideia da adição.
2. Orientar para que os alunos elaborem os problemas e logo após compartilhem no padlet.
3. Informar que cada aluno deve escolher um problema de cada ideia e resolver em seu caderno.
4. Propor que comentem o resultado encontrado e deixem uma curtida no problema selecionado anteriormente.
4. Socializar as impressões dos alunos sobre a atividade de resolver e elaborar problemas.
OBJETIVOS
-
Resolver e elaborar problemas envolvendo as ideias da adição e da subtração.
TIPO DE ATIVIDADE
Cálculos
DISCIPLINA
Matemática
PROFESSOR
Luis Fernandes
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Notebook/Computador/Celular
Google Meet
Padlet
ZONAS.TÉRMICAS
4º A
4º B
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1. Apresentar vídeo sobre as linhas imaginárias
2. Leitura compartilhada do módulo da apostila grifando as palavras chaves e principais informações.
3. Resolver as atividades da apostila e pintar o globo na apostila com as zonas térmicas.
4. Na aula seguinte efetuar a pintura da bola de isopor com as zonas térmicas.
5. Finalizar com as imagens anexadas no Jamboard.
OBJETIVOS
-
Identificar as linha imaginárias: Equador, Trópicos e Círculos Polares e compreender o que são as zonas térmicas.
UNIDADE BEBEDOURO
TIPO DE ATIVIDADE
Pintura em isopor
DISCIPLINA
Geografia
PROFESSOR
Adriana Orpham
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Notebook/Computador/Celular
Google Meet
Jamboard
Bola de isopor, tintas, palito e pincel
QUIZ.LITERÁRIO
4º A
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Durante o bimestre, desfrutamos de momentos de leitura compartilhada em aula e individual, vivenciando as experiências de Sylvia Orthof com seus bichos de estimação inusitados.
A leitura foi muito apreciada pelas crianças que conquistaram o desafio de uma leitura contínua e prazerosa. Conversas, risadas, reflexões e relações com as nossas próprias vidas, fizeram parte do contexto de aula e outras histórias envolvendo bichos de estimação ganharam “vida”, através da experiências dos alunos.
O resultado final disso, foi um Quiz Literário, com direito a “Torta na cara” e muita diversão. Afinal, como diz Carlos Drummond de Andrade: ““A leitura é uma fonte inesgotável de prazer...”
OBJETIVOS
-
Incentivar a prática da leitura, colaborando para formação do leitor crítico;
-
Aprimorar o vocabulário, e consequentemente a construção textual;
-
Desenvolver a oralidade, relatando, argumentando e opinando sobre partes do livro;
-
Promover uma leitura prazerosa e perseverante.
UNIDADE MONTE AZUL
TIPO DE ATIVIDADE
QUIZ
DISCIPLINA
Língua Portuguesa
PROFESSOR
Marcela Leal Pontes Gimenes
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Notebook/Computador/Celular
Google Meet
Jamboard
Bola de isopor, tintas, palito e pincel
MEDÁRIO
5º A
5º B
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
MEDÁRIO é um neologismo criado pelos alunos a partir de dicionário + medo.
1. Durante a aula síncrona foram formados grupos com 4 componentes - utilizamos a roleta para sortear os integrantes de cada equipe;
2. Utilizando o Powerpoint as equipes se organizaram por meio dos comentários para a escolha das palavras;
3. Após conversa entre os membros passaram a digitar as definições criadas e inserir imagens no slide;
4. Na aula seguinte os alunos se apresentaram em um seminário para exporem as palavras definidas;
5. A professora transferiu as palavras para um e-book no site Bookcreater.
Este e-book foi compartilhado em uma biblioteca virtual e também no Classroom.
OBJETIVOS
-
Produzir definições criativas e alinhadas ao sentimento “medo” utilizando palavras do nosso vocabulário;
-
Trabalhar em equipe;
-
Utilizar a tecnologia (Powerpoint colaborativo)
UNIDADE BEBEDOURO
TIPO DE ATIVIDADE
Produção de texto
DISCIPLINA
Língua Portuguesa
PROFESSOR
Ana Paula Corrêa
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Notebook/Computador/Celular
Google Meet
Google Docs
Book Creator
GERAR.UMA.NOVA.VIDA
5º A
5º B
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1. A turma usou o Google Meet, a professora fez as orientações sobre o trabalho em grupo.
2. Por meio das afinidades os alunos foram agrupados em pequenos grupos e depois orientados a se organizarem nos horários de Orientação de estudos ou outros horários que todos pudessem participar.
3. Leitura e grifos das partes mais importantes do módulo que tratava sobre o tema da aula. Também foi sugerido que buscassem informações complementares.
4. Realização dos slides com textos, imagens, vídeos, plano de fundo, tipo de letra e tamanho da fonte.
5. Organização e ensaio para a apresentação aos colegas da turma.
6. Apresentação final do resultado de estudos e pesquisas acerca do tema definido.
OBJETIVOS
-
Compreender a fecundação do óvulo pelo espermatozoide;
-
Identificar as diversas fases de desenvolvimento humano (embrião, feto e bebê) durante o período gestacional;
-
Conhecer as funções dos principais anexos embrionários (cordão umbilical e placenta) no processo de gestação;
-
Identificar os tipos de parto mais frequentes;
-
Reconhecer os benefícios da amamentação para a saúde física do bebê;
-
Diferenciar os gêmeos unizigóticos dos gêmeos dizigóticos.
-
Trabalhar em grupo;
-
Planejar, executar, escolher as informações pertinentes ao assunto, confeccionar os slides;
-
Apresentar para a turma a conclusão do trabalho em grupo.
TIPO DE ATIVIDADE
Apresentação oral
DISCIPLINA
Ciências
PROFESSOR
Patrícia Fávero Carminati
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Notebook/Computador/Celular
Google Meet
Google Docs
Google Apresentações
ou Jamboard
UNIDADE BEBEDOURO
MEIO.AMBIENTE
5º A
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Através de aula remota os alunos do 5 °ano , receberam a analista ambiental, Camila Boechat, para mostrar um pouquinho do seu trabalho e bater um papo com as crianças sobre as ações humanas e os impactos ambientais.
Após analisarem as imagens e trocarem ideias, os alunos foram convidados a darem suas considerações no Jamboard.
OBJETIVOS
-
Despertar nos alunos o interesse pelas causas ambientais; estimular mudanças de hábitos rotineiros sendo estes sustentáveis .
UNIDADE MONTE AZUL
TIPO DE ATIVIDADE
Atividade reflexiva
DISCIPLINA
Geografia
PROFESSOR
Keli Sarti
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Notebook/Computador/Celular
Google Meet
Jamboard
XADREZ.AO.VIVO
E.EM.CASA
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1. Acessar o site www.chess.com;
2. Cadastrar o aluno usando o e-mail institucional;
3. Adicionar um amigo, usando o nickname deste (esse Nick já foi cadastrado, assim como comentado no item anterior);
4. Convidar um amigo, já adicionado para uma partida;
5. Após o término da partida, convidar outros amigos e assim sucessivamente.
OBJETIVOS
A prática do jogo de xadrez desenvolve de maneira lúdica, habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões que exigem o raciocínio rápido.
4º A
4º B
5º A
5º B
UNIDADE BEBEDOURO
TIPO DE ATIVIDADE
Jogo de Tabuleiro virtual
DISCIPLINA
Xadrez
PROFESSOR
Lara Graziadei
RECURSOS E FERRAMENTAS:
Notebook/Computador/Celular
Google Meet
Chess